Outras Notícias
- Mulheres tunisinas lutam pela consagração do direito… 08/03/2013 09:31 CET
- Detidos os alegados assassinos de líder da oposição… 26/02/2013 01:55 CET
- Processo “expresso” para julgar violadores de jovem… 21/01/2013 14:45 CET
- Suécia: Assassino condenado a prisão perpétua 23/11/2012 19:25 CET
- “Vatileaks”: Informático apanha dois meses de pena… 10/11/2012 17:43 CET
A justiça tunisina começou a julgar hoje a ativista do grupo “Femen” detida há duas semanas. Amina compareceu, esta manhã, no tribunal de Sefsari onde reconheceu ter transportado uma lata de gás de auto-defesa, uma das duas acusações contra ela.
Outras três ativistas do movimento tinham sido detidas ontem durante um protesto, frente ao palácio da justiça de Tunis, para pedir a libertação de Amina. As duas francesas e uma alemã incorrem numa pena de seis meses de prisão por atentado ao pudor.
O julgamento de Amina é visto como mais um teste ao regime islamita moderado, num momento em que as organizações feministas exigem a inscrição da igualdade entre sexos na Constituição do país.
Amina incorre numa pena de até dois anos de prisão por posse de uma lata de gás de auto-defesa e profanação de local sagrado, depois de ter pintado a palavra “Femen” na parede de um cemitério em meados de maio.
A ativista tinha chocado os meios religiosos, em março, depois de ter publicado uma fotografia na internet, em topless, para apoiar o movimento feminista “Femen”.
Mais informação sobre Detenção, Direitos das mulheres, FEMEN, Processo, Tunísia
Copyright © 2013 euronews
É necessário o JavaScript para este vídeo
Via: pt.euronews.com
Short link: Copy - http://whoel.se/~XyIP8$2uL