O famoso grupo feminista Femen voltou a realizar protestos com o uso de nudez e teatralidade para chamar a atenção do mundo para sua causa, nesta quinta-feira (22). O foco da vez foi o evento ao qual o mundo está de olho atualmente, o Fórum Econômico Mundial, realizado em Davos, na Suíça.
Veja fotos do protesto e de outros atos recentes do grupo de origem ucraniana:
Utilizando o slogan “sem pênis - sem dinheiro?”, a manifestante solitária protestou contra o fato de as mulheres continuarem sendo menos abastadas e mais oprimidas do que os homens, tanto no Ocidente como no Oriente, e contra o que chamou de “máfia financeira patriarcal: os chefões de Davos”.
O grupo, fundado na Ucrânia pela jovem Anna Hutsol, em 2008, chamou a atenção do mundo desde seu primeiro ato, quase uma década atrás. Subitamente, a necessidade de se juntar muita gente em uma só localidade fazendo barulho e carregando bandeiras pareceu ter sumido. A partir de então, bastava um corpo disposto a receber tinta e a coragem para ir a locais específicos onde conseguiriam gerar indignação – e, consequentemente, atenção midíatica.
Se não costumam atrair tantos militantes, os atos do grupo, mesmo quando praticados por feministas solitárias, não têm qualquer dificuldade para repercutir, e muito, na mídia. A tática de nudez, aliada ao radicalismo das intervenções artísticas, atrai fotógrafos, repórteres, audiência.
Open bundled references in tabs:
Short link: Copy - http://whoel.se/~sgjlY$5nh