O grupo ativista Femen voltou a protestar contra a realização da Eurocopa nesta quinta-feira. Duas mulheres apareceram seminuas como de costume no jardim da Independência, em Kyiv, capital da Ucrânia, vestindo indumentárias que sugeriam o formato do órgão genital masculino. A atitude foi tomada para mostrar o descontentamento desta ala feminista ucraniana com a disputa do torneio entre seleções europeias no país.
As ativistas usaram suas fantasias para induzir atos sexuais na figura do mascote da competição, desenhada em um dos jardins da praça. O protesto assustou a população que passava pelo local e trouxe a polícia rapidamente para a retirada das duas mulheres. No entanto, a recusa de ambas em sair de perto do símbolo da Eurocopa fez com que as autoridades utilizassem a força para levar a dupla sob custódia.
Além de se fantasiarem, as mulheres também picharam frases contra a organização do torneio no gramado da praça. O grupo Femen alega que a disputa do campeonato irá aumentar os índices de prostituição no país. Segundo as feministas, os torcedores de diversas nacionalidades que irão para a Ucrânia aumentarão a procura por prostitutas e bebidas alcoólicas durante o período da competição.
Anteriormente, o mesmo grupo havia tentado roubar a taça da Eurocopa em exposição organizada nas cidades ucranianas que receberão os jogos. Na ocasião, uma outra ativista apareceu seminua e tentou agarrar o troféu enquanto torcedores tiravam fotos no local. Embora tenha conseguido furar o bloqueiro, a feminista foi contida pela segurança e não conseguiu cumprir a sua missão.
A Eurocopa terá início no dia 8 de junho e será realizada em conjunto com a Polônia. Os dois países receberão as seleções nos próximos dias e abrigarão a série de partidas que decidirá qual será a seleção europeia classificada para a Copa das Confederações de 2013, disputada no Brasil. O jogo de estreia do torneio será disputado entre Polônia e Grécia, às 18 horas (de Brasília), em Varsóvia, enquanto a Ucrânia entrará em campo apenas no dia 11, às 21h45, diante da Suécia.
Via: gazetaesportiva.net
Short link: Copy - http://whoel.se/~vndiJ$11Q