Duas ativistas do grupo Femen foram detidas nesta segunda-feira (14) depois de invadirem um evento muçulmano e mostrarem os seios em Paris, na França.
As mulheres não identificadas, com idades entre 25 e 31 anos, subiram ao palco da conferência e começaram a gritar palavras de ordem feministas. No corpo delas havia a seguinte frase pintada no corpo: "Ninguém pode me tornar submissa". Após algum tempo as invasoras foram retiradas à força por seguranças.
Segundo o site "The Telegraph", o evento discutia o papel da mulher no mundo islâmico. De acordo com Inna Shevchenko, porta-voz do grupo de protesto feminista, dois pregadores fundamentalistas estavam discutindo "se as esposas devem ser espancadas ou não" no momento em que as ativistas invadiram o palco.
Depois de serem interrogadas pelo Ministério Público, as mulheres foram liberadas.Os organizadores da conferência confirmaram que irão apresentar queixa contra as ativistas.
O grupo Femen, que começou na Ucrânia em 2008, é famoso por usar a nudez para protestar contra os governos e as organizações com as quais não concordam.
Em maio deste ano, algumas ativistas interromperam um discurso da líder do partido de extrema-direita Frente Nacional, Marine Le Pen, também em Paris. Na ocasião, elas pintaram no corpo as frases "Heil Le Pen", em referência à saudação nazista de Adolf Hitler, e gritavam que a política francesa é "fascista".
Veja na galeria abaixo fotos de alguns protestos do grupo Femen:
Open bundled references in tabs:
Short link: Copy - http://whoel.se/~Hi0bD$6Ne