Integrantes do Femen, movimento feminista internacional, participaram do protesto no Rio de Janeiro contra o deputado Marco Antonio Feliciano (PSC), eleito presidente da Comissão de Direitos Humanos. O político é criticado por seus comentários racistas e homofóbicos.
Pelo menos 200 pessoas participaram do movimento, que começou por volta das 14h. Os manifestantes se concentraram na praia de Copacabana na tarde deste sábado para protestar. A passeata, além de contar com o grupo feminista Femen, teve a participação de grupos de religiões africanas.
O protesto aconteceu em várias cidades do país. Em São Paulo, a manifestação se concentrou na Avenida Paulista e contou com a participação de cerca de 500 pessoas. Em Florianópolis e Salvador, outras mobilizações também aconteceram. Todos pediram pela saída de Feliciano da comissão.
Com os votos apenas de parlamentares da bancada evangélica, a Comissão de Diretos Humanos e Minorias elegeu no dia 7 de março o deputado Pastor Marco Feliciano (PSC) para presidir o colegiado.
O deputado é acusado de homofobia e racismo por defensores de direitos de homossexuais e negros.
Femen
As militantes do grupo feminista ucraniano Femen executam ações públicas em vários países, tendo como marca registrada o fato de protestarem semi-nuas.
O grupo já realizou manifestações contra a prostituição, o turismo sexual, os ataques aos direitos das mulheres e as desigualdades sociais pelo mundo.
O Femen nasceu na Ucrânia e atua em diversos países. Crédito: Christophe Simon/AFP
Short link: Copy - http://whoel.se/~hBR0N$2P1