EFE
Líder do Femen é proibida de entrar na Rússia
Moscou, 17 nov (EFE).- A líder do movimento feminista ucraniano Femen, Anna Gutsol, foi expulsa neste sábado da Rússia e informada que tem proibida sua entrada no país, informou o site do movimento.
O Femen garante que sua líder passou a noite presa e hoje foi escoltada ao aeroporto Pulkovo, de São Petersburgo, e embarcada em um avião rumo a Paris.
Anna foi detida na sexta-feira no mesmo aeroporto por agentes do FSB (Serviço Federal de Segurança, antiga KGB).
A agência russa 'Interfax' afirma que, segundo suas fontes nas forças da ordem, a ativista aparece em uma lista de pessoas que tem proibida a entrada na Rússia.
Três ativistas do Femen tiraram as roupas no último dia 4 de março para protestar contra o então candidato favorito às eleições presidenciais russas, Vladimir Putin, no colégio onde pouco antes ele havia votado.
As jovens entraram no colégio quinze minutos depois que Putin o deixasse, tiraram a roupa e entoaram gritos de 'Fora Putin!' e 'Putin ladrão!', e, logo após, derrubaram a urna eletrônica onde o chefe do Governo russo tinha depositado sua cédula.
O Femen também lançou uma campanha de ações em solidariedade às integrantes do grupo Pussy Riot, condenadas a dois anos de prisão por realizar uma 'missa punk' contra Putin em uma catedral de Moscou.
Copyright (c) Agencia EFE, S.A. 2010, todos os direitos reservados
Via: noticias.br.msn.com
Short link: Copy - http://whoel.se/~JSKLf$1sS