Líder do Femen ucraniano anuncia ter obtido asilo político da França
A França concedeu asilo político a Inna Shevshenko, líder do grupo feminista Femen em sua matriz,na ucrânia. A informação foi divulgada pela própria ativista nesta segunda-feira (08/07). A jovem ucraniana, de 23 anos, afirmou que solicitou refúgio em fevereiro e recebeu uma resposta positiva do Ofpra (Escritório Francês de Proteção a Refugiados e Apátridas). Segundo ela, a sede principal da organização passará a ser na França.
Facebook/Arquivo pessoal
De acordo com um funcionário do Ofpra, a informação não poderá ser confirmada por ser ‘‘confidencial’’.
"A concessão do asilo é uma decisão estratégica", disse Inna, acrescentando que para desenvolver as atividades do movimento é necessário “um lugar, um país”.
Inna chegou à França em agosto de 2012 com um visto de turista. Em setembro, inaugurou o primeiro centro para o que chama de "novo feminismo".
A jovem alegou ser ameaçada por um processo judicial em seu país por protestar em apoio a três integrantes do grupo feminista russo Pussy Riot, condenadas por cantar fazer uma apresentação’ contra o presidente Vladimir Putin na catedral de Moscou. No ato, Inna cortou uma cruz ortodoxa com uma serra elétrica.
O Femen é um coletivo de ativistas feministas que nasceu na Ucrânia em 2008 e ganhou ramificações em diversos países, que chama a atenção da mídia tradicional nos protestos em que participa pelo “ativismo de topless”.
<!--
VATICANO
Revista Samuel: livro relaciona Igreja ditadura
Direitos humanos: ativistas criticam escolha
Veja galeria de fotos da eleio do papa
Agentes da ditadura homenageiam novo papa
Charge: Os bastidores do conclave
-->
Mais recomendadas no Facebook
Open all references in tabs: [1 - 6]
Short link: Copy - http://whoel.se/~fndiJ$3YR