KYIV, 12 Mai (Reuters) - Uma ativista ucraniana pelos direitos das mulheres despida da cintura para cima pegou o troféu da Eurocopa de 2012 enquanto ele era exibido para o público em Kyiv neste sábado num protesto contra o torneio de futebol marcado para o mês que vem.
A mulher de 23 anos, Yulia Kovpachik, é integrante do grupo pró-direitos das mulheres Femen, que acredita que a Eurocopa, que será sediada pela Ucrânia em conjunto com a Polônia, incentivará o turismo sexual no país.
Kovpachik pousou ao lado do troféu de prata de 60 centímetros de altura, que estava exposto em uma atração turística no centro de Kyiv e foi ostensivamente.
Ela então levantou sua camiseta vermelha revelando as palavras "Fuck Euro 2012" pintada em seu abdômen. Assim que ela agarrou a taça com as duas mãos, foi contida pelos seguranças, que pareciam ter sido avisados anteriormente do protesto.
Eles a cobriram com um lençol e a levaram para um carro de polícia que esperava.
O protesto pareceu ser a primeira ação de uma campanha contra o torneio organizada pela Femen.
Os organizadores esperam que a Euro 2012 atraia cerca de um milhão de turistas estrangeiros.
Consciente da crescente reputação da Ucrânia como novo destino do turismo sexual, os organizadores da Euro 2012 dizem estar adotando medidas para coibir a prostituição durante o período do torneio.
Após o protesto de Kovpachik, a ativista da Femen Olexandra Shevchenko disse aos repórteres: "Viemos aqui hoje para impedir estes fãs da Euro de fazer da Ucrânia um bordel".
Autoridades municipais puseram o troféu Henri Delaunay -que pesa 7,6 kg- em uma exposição temporária em uma área da Praça da Independência de Kyiv.
Centenas de turistas fizeram fila sob o sol escaldante para fotografias ao lado do troféu quando Kovpachik encenou sua ação.
A própria Praça da Independência será o centro de uma grande fanzone da Euro 2012, capaz de receber dezenas de milhares de torcedores.
Short link: Copy - http://whoel.se/~OZEHQ$vL