Ativistas da Femen atacam bispo contra reforma do aborto

O ministro espanhol da Justia reiterou este fim-de-semana a determinao em levar por diante o anteprojeto de "proteo de vida do concebido e dos direitos da mulher grvida", outra designao para fim da liberalizao do aborto. Mas o assunto no esteve apenas na agenda de Alberto Ruiz-Gallardn: milhares de espanhis saram rua em Madrid contra o "retrocesso" na lei do aborto.

Milhares de espanhóis saíram sábado às ruas de Madrid contra as ideias do executivo popular de Mariano Rajoy. No domingo foi a vez de cinco ativistas da Femen bombardearem com cuecas manchadas de “vermelho-sangue” o cardeal-arcebispo de Madrid, que vem lançando críticas cerradas contra o direito ao aborto.

Antonio María Rouco Varela, atual presidente da Conferência Episcopal, entrava cerca das oito da noite numa igreja de Madrid, para celebrar missa, quando em tronco nu as cinco ativistas do grupo Femen lançaram o seu ataque.

“O aborto é sagrado”, foi com estas palavras de ordem que as ativistas fizeram sentir ao prelado a sua oposição à frente que se ergue em Espanha contra o direito ao aborto.

Abordado à saída do carro que o levava à paróquia dos Santos Justo e Pastor, o bispo Antonio María Rouco Varela foi atingido por cuecas tingidas de vermelho - um protesto que se seguiu à manifestação de milhares de pessoas nas ruas da capital espanhola no dia anterior.

Também no sábado, o ministro Alberto Ruiz-Gallardón reiterava na convenção do Partido Popular espanhol a intenção de levar por diante - contra ventos e marés - o chamado anteprojeto de "proteção de vida do concebido e dos direitos da mulher grávida".

“Têm a minha palavra e o meu compromisso pessoal de que não haverá nem um insulto nem um grito que faça este ministro abdicar de cumprir o compromisso assinado com o presidente do governo e com todos vós de dar cumprimento ao nosso programa eleitoral e regular os direitos das mulheres, mas também os direitos os concebidos e dos não-nascidos”, declarou o ministro da Justiça, grande impulsionador da reforma da lei do aborto.

TAGS: Aborto, Alberto Ruiz-Gallardn, Antonio Mara Rouco Varela, Arcebispo de Madrid, Madrid, Mariano Rajoy, PP, Femen,

Open all references in tabs: [1 - 8]

Via: rtp.pt


Short link: [Facebook] [Twitter] [Email] Copy - http://whoel.se/~OkUVc$4m2

This entry was posted in PT and tagged on by .

About FEMEN

The mission of the "FEMEN" movement is to create the most favourable conditions for the young women to join up into a social group with the general idea of the mutual support and social responsibility, helping to reveal the talents of each member of the movement.

Leave a Reply