Ativistas de topless protestam contra 'regimes islâmicos' na Olimpíada
Detalhes
Publicado em Quinta, 02 Agosto 2012 14:00
Ativistas de topless do grupo ucraniano Femen fizeram, na manhã desta quinta-feira, um protesto contra "regimes islâmicos", que, segundo elas, estão sendo apoiados pelo COI (Comitê Olímpico Internacional).
As ativistas do Femen costumam exibir o corpo nu em protestos ao redor do mundo. Durante a Olimpíada, o grupo ucraniano organizou uma "maratona islâmica" perto da Tower Brigde, cartão-postal no centro de Londres, mas a polícia britânica impediu as ativistas de continuarem o protesto.
O Observatório dos Direitos Humanos criticou organizadores da Olimpíada em fevereiro deste ano pelo que eles qualificaram como "tolerância à discriminação de gênero" por Arábia Saudita e Qatar, bem como Brunei, pequena nação do sudeste asiático.
O esporte na sociedade patriarcal da Arábia Saudita tem sido reservado como uma atividade para os homens, inclusive com estádios que proíbem mulheres. Esse ano, entretanto, o país levou duas mulheres aos jogos: a corredora Sarah Attar e a judoca Wojdan Shaherkani.
O Qatar, candidato a sediar os Jogos de 2020,levou quatro atletas do sexo feminino para competir em Londres: a nadadora Nada Arakji, a velocista Noor Hussain Al-Malki, a atiradora Bahya Mansour Al Hamad e a mesa-tenista Aia Mohamed.
Foi a primeira vez que esses países levaram mulheres em suas delegações.
Fonte: FOLHA.COM
Via: circuitomt.com.br
Short link: Copy - http://whoel.se/~SmMse$1Oh