Ativistas do Femen invadem o Parlamento espanhol

MADRI - Ativistas do grupo feminista Femen invadiram nesta quarta-feira o Parlamento espanhol e causaram confusão em meio a um pronunciamento do ministro de Justiça, Alberto Ruiz-Gallardón. As jovem tiraram as blusas e começaram a gritar "O aborto é sagrado", deixando sem reação o presidente da Câmara dos Deputados, Jesús Posada. Fugindo dos seguranças, uma delas se agarrou a uma pilastra e passou para outra sacada da Casa. No momento, um de seus sapatos caiu atingindo dois deputados conservadores: Miguel Ángel Cortés e Juan Manuel Albendea.

Parlamentares do Partido Popular (PP), de centro-direita, começaram a vaiar as jovens e gritar "fora", enquanto os seguranças lutavam para capturar as três feministas. Uma delas foi identificada como a líder do grupo na Espanha, Lara Alcázar. As outras duas são de origem francesa.

As ativistas protestavam contra a proposta do governo de reformar a lei que normatiza o aborto no país. O ministro Ruiz-Gallardon é contra o aborto sem restrições até a 14ª semana e defendia no Parlamento que a legislação restringisse a intervenção a casos onde a gravidez ameaça a saúde da mãe ou do feto.

A ação das jovens durou cerca de três minutos, mas gerou a ira de legisladores conservadores. O PP emitiu uma nota descrevendo o protesto como "repugnante", "patético" e "fanático". Já a porta-voz dos socialistas do PSOE, Soraya Rodríguez, disse que a manifestação é "condenável", considerando o ato prejudicou a liberdade de expressão dos deputados.

No entanto, a parlamentar ressaltou que o ato serviu para chamar a atenção da comunidade internacional sobre os planos do governo conservador de voltar atrás do já votado direito ao aborto.

Via: br.noticias.yahoo.com


Short link: [Facebook] [Twitter] [Email] Copy - http://whoel.se/~lq7ci$4HY

This entry was posted in PT and tagged on by .

About FEMEN

The mission of the "FEMEN" movement is to create the most favourable conditions for the young women to join up into a social group with the general idea of the mutual support and social responsibility, helping to reveal the talents of each member of the movement.

Leave a Reply