Ativistas pretendem fazer uma 'vigília do mensalão' no Museu de Arte de São Paulo (Masp), na Avenida Paulista, por volta das 18h30 desta quarta-feira para mostrar que estão "atentos ao julgamento do século". O Supremo Tribunal Federal (STF) irá começa a julgar os réus amanhã.
A ideia do movimento é escrever a palavra 'mensalão' com velas acesas, além de um ato de integrantes do grupo feminista Femen Brazil. Os ativistas dos grupos NASRUAS e Revoltados ON LINE criaram eventos no facebook e, até as 11h45, tinha 470 pessoas confirmadas em um e 211 em outro.
O coletivo Femen
Criado com o objetivo de lutar contra o turismo sexual, o Femen tem se expandido para temáticas como corrupção na administração pública e o papel da mulher na sociedade. Grávida, a fundadora e porta-voz do coletivo no Brasil, Carla Zambelli, usa sua própria experiência na concepção do filho João, 4 anos, presente à manifestação nesta tarde, para lamentar as condições oferecidas no sistema de saúde do Brasil. "Quero ter meu filho em casa", diz, apontando para a barriga proeminente e pintada com os dizeres "quero nascer em casa".
Após fazer sua primeira aparição brasileira na avenida mais importante do País, o grupo promete fazer protestos também na capital, Brasília, durante o julgamento do Mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF), previsto para agosto.
Via: jb.com.br
Short link: Copy - http://whoel.se/~CC2Xk$1SF