Brasileira do Femen é detida na Ucrânia após manifestação em …

AP

Sara Winter, brasileira que faz parte do Femen foi presa em Kyiv, na Ucrânia, neste domingo. Ela e outra integrante do grupo que protesta contra o turismo sexual foram detidas durante uma manifestação antes do jogo entre Itália e Inglaterra, válido pelas quartas de final da Eurocopa.


Deixe seu recado e comente a notícia com outros leitores

As duas mulheres protestavam com os seios à mostra. Além disso, exibiam no corpo a frase “Raped by Euro 2012” (Estuprada pela Euro 2012) e seguravam cartaz com a mensagem “Free Fuck” (Sexo Livre). Após chamarem a atenção do público que entrava no estádio, foram retiradas à força pelos policiais que estavam no local. 

De acordo com o programa "Fantástico", da TV Globo, as manifestantes detidas passariam a noite de domingo para segunda na cadeia.

Leia também: Com representante brasileira, Femen planeja tirar a roupa no país

O Femen já fez outras manifestações durante a atual edição da Eurocopa. A última havia acontecido na terça-feira, também em Kyiv, antes do jogo entre Suécia e França. O protesto deste domingo, no entanto, foi o primeiro a contar com a participação da brasileira.

Antes do início da competição, Sara Winter – que criou este nome fictício para não expor a família – revelou que o grupo pretende fazer manifestações no Brasil nos próximos anos, durante a realização da Copa do Mundo e das Olimpíadas do Rio de Janeiro.

O que é o Femen?

O movimento não é especificamente contra eventos esportivos. Criado na Ucrânia em 2008 pelas jovens Oksana Shachko, Anna Hutsol e Sasha Shevchenko, surgiu para lutar pelos direitos das estudantes, mas rapidamente voltou sua atenção para questões como a prostituição e o turismo sexual, problemas especialmente agudos no leste europeu.


Brasileira é detida pela polícia ucraniana após protesto. Foto: EFE


Sara Winter participa de manifestação do Femen em Kyiv. Foto: EFE


Publicidade


Manifestante do Femen protesta e ataca torcedor da Suécia na Euro 2012. Foto: AFP


Sara Winter é a primeira brasileira a fazer parte do movimento Femen. Foto: Divulgação


O Femen é um grupo feminista ucraniano que luta pelos direitos das mulheres. O que mais chama atenção é que elas sempre protestam com os seios expostos. Foto: EFE


Desde 2010, o movimento vem protestando contra a Euro 2012. Foto: Divulgação / Femen


Segundo as integrantes do movimento, a competição agravará os problemas de turismo sexual da Ucrânia. Foto: Divulgação / Femen


A ideia, que tem funcionado, é atrair atenção da mídia para as questões que defendem. Foto: EFE


Os quot;ataquesquot;, como chamam os protestos que fazem, são planejados na sede do Femen (f). Foto: Divulgação / Femen


Na foto, a integrantes Valya e Jenya, aparecem posando na frente de uma das paredes do quot;quartel-generalquot;. Foto: Divulgação / Femen


Um dos alvos preferidos das ucranianas são as embaixadas da Ucrânia, como a de Paris (f). Foto: Divulgação / Femen


Depois que voltaram a atenção para a Euro 2012, um dos ataques mais famosos foi ao mascote do torneio. Foto: EFE


Uma mulher se vestiu de pênis e, nua, ficou ao lado do mascote. Foto: EFE


Outro forma de protesto encontrada por elas foi tentar, duas vezes, roubar a taça da competição. Foto: EFE


Frequentemente, o fim dos protesto é o mesmo e as ativistas são presas. Foto: Reuters


No Brasil, o movimento ainda engatinha e a principal representante é Sara Winter (f) que promete ataques no país ainda esse ano. Foto: Divulgação / Femen

E é exatamente por isso que protestam contra a Euro 2012, que será realizada na Ucrânia e na Polônia. Propagandeado como estímulo ao desenvolvimento dos países sede, o torneio também traria, segundo as integrantes do Femen, um aumento no turismo sexual, mas os governos locais estariam negligenciando o problema.

Open bundled references in tabs:

Via: esporte.ig.com.br


Short link: [Facebook] [Twitter] [Email] Copy - http://whoel.se/~zZEHQ$1FL

This entry was posted in PT and tagged on by .

About FEMEN

The mission of the "FEMEN" movement is to create the most favourable conditions for the young women to join up into a social group with the general idea of the mutual support and social responsibility, helping to reveal the talents of each member of the movement.

Leave a Reply