Documentário revela que movimento FEMEN é liderado por um …

Um novo documentário revela que o movimento feminista ucraniano FEMEN foi fundado e é controlado por um homem, que grita com as mulheres e chama-lhes «bitch» («p**a»).

De acordo com o «Ukraine is not a Brothel» («A Ucrânia não é um Bordel»), Victor Svyatski escolhe a dedo as raparigas mais bonitas para a realização dos protestos públicos em topless.

O movimento tem ganho destaque na imprensa em todo o mundo, com contestações à discriminação sexual e política, através de «acções mediáticas cuidadosamente orquestradas» protagonizadas por jovens mulheres de tronco nu, segundo o The Independent.

Mas agora, o documentário de Kitty Green, de 28 anos, da Austrália, diz que é Svyatski quem está por trás de tudo.

«[O FEMEN] é o movimento dele e ele é que escolhe as raparigas», disse Green à imprensa. «Ele escolhe as mais bonitas porque vendem mais jornais. As mais bonitas de todas vão parar à primeira página... e isso torna-se na sua imagem, tornou-se na forma de eles venderem a marca».

Green disse que Svyatski estava inicialmente reticente em aceitar falar perante as câmaras. Quando finalmente aceitou, tentou justificar o seu papel dentro da organização, reconhecendo o paradoxo de ser o «patriarca» no seio de um movimento feminista.

«Estas raparigas são fracas», diz no documentário. «Elas não têm força de carácter. Nem sequer têm o desejo de serem fortes. Em vez disso, mostram que são submissas, sem coragem, sem pontualidade, e muitos outros factores que as impedem se tornarem activistas políticas. Estas são qualidades que temos que lhes ensinar», afirmou o «patrão».

Quando Green perguntou a Svyatski se tinha iniciado o movimento para conseguir ter mais raparigas, o homem respondeu «Talvez sim, a um nível subconsciente».

No documentário, um elemento do movimento explicou que a relação das raparigas com Svyatski é «semelhante» ao «síndrome de Estocolmo» (quando o refém se apaixona pelo captor).

Via: diariodigital.sapo.pt


Short link: [Facebook] [Twitter] [Email] Copy - http://whoel.se/~Nv9CR$48i

This entry was posted in PT and tagged on by .

About FEMEN

The mission of the "FEMEN" movement is to create the most favourable conditions for the young women to join up into a social group with the general idea of the mutual support and social responsibility, helping to reveal the talents of each member of the movement.

Leave a Reply