Femen acusa governo ucraniano de sequestrar ativistas

A porta-voz do grupo feminista Femen, Inna Shevchenko, acusou nesta sexta-feira grupos mafiosos ligados ao governo ucraniano de provocarem o desaparecimento de três ativistas.

Segundo Shevchenko, o comando da organização perdeu o contato com as manifestantes Alexander Shevchenko, Yana Zhdanova e Anna Bolshakova, que fariam um protesto antes da partida entre Ucrânia e França, pela segunda rodada do Grupo D da Eurocopa.

"Assim que chegaram à estação de trem de Donetsk, às 16h locais [11h de Brasília], elas me ligaram falando que estavam sendo perseguidas por um grupo de 15 homens. Depois, não conseguimos mais falar com elas. As ligações caem direto na caixa postal", disse a porta-voz.

Apesar de não saber precisar o que aconteceu com suas companheiras, Shevchenko descarta que a perda de contato tenha sido acidental ou uma coincidência e lembra que as ativistas já foram sequestradas em situação semelhante em 2011.

"Tenho certeza que foi planejado. Foi um grupo ligado à máfia. Eles já fizeram isso com elas em Minsk [Belarus], no ano passado".

A ativista, dona do melhor inglês entre as integrantes da alta cúpula do grupo, afirmou que a polícia já avisou que não tem conexão com os desaparecimentos em Donetsk. Ela, porém, não acredita nisso.

"Aqui, tudo está ligado. É lógico que a polícia e o serviço secreto têm ligação. Sabemos que o governo ucraniano está envolvido. Somos inimigas dele", acusou.

Conhecidas por fazerem topless durante os protestos, as ativista do Femen são contra a realização da Euro na Ucrânia por considerarem que a competição aumenta o turismo sexual no país.

Elas acusam o governo e a polícia de fazerem vistas grossas à prostituição por terem ligações com a máfia que comanda essa atividade.

Via: gaz.com.br


Short link: [Facebook] [Twitter] [Email] Copy - http://whoel.se/~0FBkR$19V

This entry was posted in PT and tagged on by .

About FEMEN

The mission of the "FEMEN" movement is to create the most favourable conditions for the young women to join up into a social group with the general idea of the mutual support and social responsibility, helping to reveal the talents of each member of the movement.

Leave a Reply