O grupo feminista Femen anunciou nesta sexta-feira, 15, que três de suas ativistas foram sequestradas em Donetsk, na Ucrânia. Segundo a organização, Alexandra Shevchenko, Yana Zhdanova e Anna Bolshakova foram raptadas por um grupo de 15 homens quando chegaram na cidade para o jogo entre Ucrânia e França.
O Femen afirmou que perdeu suas conexões com Shevchenko por volta das 16 horas locais e com Zhdanova e Bolshakova uma hora mais tarde. Os telefones das ativistas estão desligados. A policia ucraniana negou qualquer relação com o desaparecimento das moças.
As mulheres do grupo são conhecidas por realizarem seus protestos seminuas. Na Euro 2012, elas prometeram ações para combater a prostituição nas cidades-sede. Em 2011, as mesmas três protestantes já haviam sido sequestradas na cidade de Minsk, em Belarus.
Porta-voz acusa governo ucraniano
A porta-voz do grupo feminista Femen, Inna Shevchenko, acusou grupos mafiosos ligados ao governo ucraniano de provocarem o desaparecimento das três ativistas.
Segundo Shevchenko, o comando da organização perdeu o contato com as manifestantes Alexander Shevchenko, Yana Zhdanova e Anna Bolshakova, que fariam um protesto antes da partida entre Ucrânia e França, pela segunda rodada do Grupo D da Eurocopa.
"Assim que chegaram à estação de trem de Donetsk, às 16 horas locais (11 horas de Brasília), elas me ligaram falando que estavam sendo perseguidas por um grupo de 15 homens. Depois, não conseguimos mais falar com elas. As ligações caem direto na caixa postal", disse a porta-voz.
Via: gaz.com.br
Short link: Copy - http://whoel.se/~YIwUV$19R