Três ativistas da organização feminista ucraniana "Femen" tiraram as roupas neste domingo para protestar contra o candidato favorito a vencer as eleições presidenciais russas Vladimir Putin no colégio onde minutos antes ele havia votado.
As jovens entraram no local 15 minutos depois de Putin sair, tiraram a roupa e gritaram frases em coro como: "Putin fora!" e "Putin ladrão!". Elas ainda derrubaram a urna eletrônica em que o candidato votou.
A Polícia retirou-as imediatamente do prédio e tratou de cobrir seus corpos nus com casacos, onde traziam inscrições do tipo "Ratos do Kremlin".
O porta-voz de Putin, Dmitri Peskov, citado pela imprensa russa, comentou o episódio: "As meninas são tontinhas. Acham que isso é romântico. Mas falando sério, primeiro, é uma violação da ordem pública. Segundo, pelo que posso entender, ofereceram resistência aos agentes de segurança".
Peskov falou depois que Oxana Shachko, Anna Deda e Irina Fomina fossem detidas pela Polícia.
Apesar disso, os representantes da campanha de Putin deixaram claro que não vão denunciar às ativistas, revelou a agência "Interfax".
As ativistas da Femen ficaram famosas no mundo todo pelas ações provocativas que promovem em defesa dos direitos das mulheres e contra seus opositores políticos.
Short link: Copy - http://whoel.se/~mVTXM$cb