França concede asilo político à ativista líder do Femen

PARIS - A França concedeu asilo político a Inna Shevshenko, líder do grupo feminista da Ucrânia Femen. A jovem ucraniana, de 23 anos, afirmou nesta segunda-feira que solicitou refúgio em fevereiro e recebeu uma resposta positiva do Escritório Francês de Proteção a Refugiados e Apátridas (Ofpra). De acordo com um funcionário, a informação não foi confirmada pela organização por ser confidencial.

- A concessão do asilo é uma decisão estratégica - disse Inna, acrescentando que para desenvolver as atividades do movimento é necessário um país.

A jovem lembrou que havia sido ameaçada a sofrer um processo em seu país por protestar contra a condenação de três membros do grupo feminista russo Pussy Riot, que cantaram uma oração punk em uma catedral de Moscou contra o presidente russo Vladimir Putin.

Inna chegou à França em agosto de 2012 com um visto de turista. O grupo ucraniano, agora com sede em Paris, é famoso por suas ações de protesto em que as mulheres mostram seus seios. Em setembro passado, o Femen inaugurou em Paris o primeiro centro de treinamento "para o novo feminismo".

As mulheres do grupo protestam especialmente contra o sexismo, a homofobia, a prostituição e a religião.

Via: br.noticias.yahoo.com


Short link: [Facebook] [Twitter] [Email] Copy - http://whoel.se/~E7gGJ$3YS

This entry was posted in PT and tagged on by .

About FEMEN

The mission of the "FEMEN" movement is to create the most favourable conditions for the young women to join up into a social group with the general idea of the mutual support and social responsibility, helping to reveal the talents of each member of the movement.

Leave a Reply