Franceses votam hoje na segunda volta das eleições departamentais

Na primeira volta, a 22 de março, a aliança entre os conservadores da União por um Movimento Popular (UMP) - dirigido pelo ex-presidente Nicolas Sarkozy - e os centristas da União de Democratas e Independentes (UDI) conquistou 29,4% dos votos, seguida pelo FN de Marine Le Pen com 25,1% dos sufrágios e pelo Partido Socialista (PS) com 21,8%.

REUTERS/Pascal Rossignol

De acordo com a AFP, os partidos de esquerda (socialistas, ecologistas e comunistas) arriscam-se a perder quase 30 departamentos dos cerca de 60 que detém atualmente, num total de 101.

Vários nomes franco-portugueses estão presentes nesta segunda volta, como Alexandra Custódio, no cantão Saint-Etienne 2 (departamento de Loire) e Lauriano Azinheira, no cantão de Nice (departamento de Alpes Maritimes), ambos candidatos em listas da aliança de centro-direita. Destaque ainda para David Queirós, que se candidata numa lista da União da Esquerda, no cantão Saint Martin d'Hères, no departamento de Isère.

Na corrida a esta segunda volta, há ainda vários nomes franco-portugueses a integrarem as listas do FN, como Patrick Pinto, candidato a um lugar de conselheiro no departamento de Meurthe et Moselle pelo cantão de Villerupt; Nathalie Pereira, candidata em Pontault Combault, no departamento de Seine et Marne ou Paula Leitão, candidata no cantão de Frontignan, no departamento de Herault.

Um grupo de ativistas ligadas à FEMEN, que luta pelos direitos das mulheres, já protestou em frente ao local onde Marine Le Pen vai votar. As mulheres, de seios descobertos empunhavam cartazes onde se lia «Je suis Fasciste» em português «Eu sou fascista».

Via: tsf.pt


Short link: [Facebook] [Twitter] [Email] Copy - http://whoel.se/~3UCih$5wU

This entry was posted in PT and tagged on by .

About FEMEN

The mission of the "FEMEN" movement is to create the most favourable conditions for the young women to join up into a social group with the general idea of the mutual support and social responsibility, helping to reveal the talents of each member of the movement.

Leave a Reply