Fundadoras do Femen deixam a Ucrânia por medo da repressão

Três fundadoras do grupo feminista Femen, famoso por suas ativistas que manifestam em topless, anunciaram neste sábado que deixaram a Ucrânia por medo de repressão, após a descoberta de armas em seu escritório em Kyiv pela polícia ucraniana.

Alexandra Shevchenko, Anna Goutsol e Iana Jdanova "fugiram da Ucrânia temendo por suas vidas e sua liberdade", indicou o Femen em um comunicado publicado em seu site oficial.

As três ativistas vão "continuar suas atividades na Europa", afirma o comunicado.

As fundadoras do Femen decidiram deixar o país depois de serem chamadas para interrogatório pela polícia, de acordo com a mesma fonte.

Uma pistola e uma granada foram apreendidas pela polícia durante uma incursão terça-feira na sede ucraniana do grupo em Kyiv.

Após a descoberta, o Femen, que denunciou "uma provocação", anunciou o fechamento de seu escritório.

Por sua vez , a polícia Kyiv declarou neste sábado que as ativistas eram apenas testemunhas neste caso e que poderiam "se locomover livremente".

O grupo Femen ucraniano é alvo há várias semanas da justiça.

Três ativistas que se preparavam para protestar contra a visita à Ucrânia do presidente russo, Vladimir Putin, foram presas no final de julho em Kyiv e Goutsol foi agredida.

Elas acusaram os serviços especiais russos e ucranianos de estarem por trás do incidente.

O movimento Femen, fundado na Ucrânia e agora sediado em Paris, realiza há vários anos ações em todo o mundo para denunciar o sexismo e a discriminação contra as mulheres.

O grupo também denuncia a homofobia, o conluio entre o Estado e a Igreja, regimes autoritários e fraudes eleitorais.

Via: br.noticias.yahoo.com


Short link: [Facebook] [Twitter] [Email] Copy - http://whoel.se/~L4X3c$47Y

This entry was posted in PT and tagged on by .

About FEMEN

The mission of the "FEMEN" movement is to create the most favourable conditions for the young women to join up into a social group with the general idea of the mutual support and social responsibility, helping to reveal the talents of each member of the movement.

Leave a Reply