Integrantes do Femen são condenadas na Tunísia

Três ativistas europeias do grupo Femen foram condenadas a quatro meses de prisão, depois de terem sido julgadas, nesta quarta-feira, em Túnis, de acordo com um de seus advogados.

"O juiz condenou as três mulheres a quatro meses e um dia de prisão por atentado ao pudor e aos bons costumes", indicou à AFP o advogado Souhaib Bahri.

Após a condenação das duas francesas e de uma alemã, a líder do grupo Femen, Inna Shevchenko, alertou que sua organização realizará novos protestos na Tunísia.

"Esta é uma decisão política que confirma o caráter ditatorial da Tunísia, que considera é mais fácil colocar as meninas na prisão do que reconhecer que as mulheres têm o direito de dispor livremente de seus corpos", declarou por telefone.

"Estamos indignadas com o veredicto e vamos continuar nossas ações na Tunísia. Já estamos nos preparando, vamos expandir, multiplicar as ações. Nós não vamos parar", insistiu.

Já o advogado francês das acusadas expressou consternação e denunciou um ataque à liberdade de expressão.

"Recebi com tristeza a decisão, pois não houve infração", declarou Patrick Klugman à AFP.

"Esta é uma condenação muito pesada. É uma grave violação da liberdade de expressão, não só para as meninas, mas contra a liberdade de expressão em geral", disse.

As três ativistas, detidas há duas semanas, foram presas em 29 de maio, durante uma manifestação em Túnis em apoio a Amina Sboui, uma tunisiana, também integrante do Femen, presa desde 19 de maio.

Via: swissinfo.ch


Short link: [Facebook] [Twitter] [Email] Copy - http://whoel.se/~JUCih$3GL

This entry was posted in PT and tagged on by .

About FEMEN

The mission of the "FEMEN" movement is to create the most favourable conditions for the young women to join up into a social group with the general idea of the mutual support and social responsibility, helping to reveal the talents of each member of the movement.

Leave a Reply