Mundo
Nuas pelo Papa
13-02-2013
Feministas celebraram em Paris a resignação de Bento XVI
Por Vanessa Fernandes
Nove mulheres do FEMEN – um grupo feminista de protesto, da Ucrânia, que se tornou internacionalmente conhecido pelos protestos em topless contra o turismo sexual, as instituições religiosas, o sexismo e outros temas sociais – desta vez mostraram o peito e gritaram mensagens como “Não mais Papa”, em frente à Catedral de Notre Dame, em Paris. A celebração seguiu-se ao anúncio do Papa Bento XVI, anunciando que iria resignar ao seu cargo a 28 de Fevereiro de 2013.
As activistas femininas, que se auto-denominam de provocadoras, chegaram com longos casacos vestidos, mas rapidamente os largaram e correram para o altar da catedral em topless, para tocar no novo sino de bronze, colocado lá este ano para celebrar o início da construção de Notre Dame, há 850 anos.
Enquanto tocavam os sinos da catedral gritavam “Chega de homofobia” e “Adeus Bento”.
Os seguranças rapidamente expulsaram as manifestantes em topless, enquanto os visitantes gritavam com desagrado.
As mulheres disseram ao ‘Daily News’ que também estavam a festejar a decisão do Parlamento Francês a favor do casamento entre pessoas do mesmo sexo, lei que foi aprovada esta terça-feira, dia 11 de Fevereiro de 2013.
No início de Janeiro, deste ano de 2013, o grupo já se tinha reunido em frente ao apartamento de Bento XVI, na Praça de São Pedro, para protestar contra a oposição da Igreja Católica em relação à adopção por parte de casais gay.
Via: sabado.pt
Short link: Copy - http://whoel.se/~8i0cD$2Fe