Nuas pelo Papa

Mundo

Nuas pelo Papa

13-02-2013

Feministas celebraram em Paris a resignação de Bento XVI

Por Vanessa Fernandes

Nove mulheres do FEMEN – um grupo feminista de protesto, da Ucrânia, que se tornou internacionalmente conhecido pelos protestos em topless contra o turismo sexual, as instituições religiosas, o sexismo e outros temas sociais – desta vez mostraram o peito e gritaram mensagens como “Não mais Papa”, em frente à Catedral de Notre Dame, em Paris. A celebração seguiu-se ao anúncio do Papa Bento XVI, anunciando que iria resignar ao seu cargo a 28 de Fevereiro de 2013.

As activistas femininas, que se auto-denominam de provocadoras, chegaram com longos casacos vestidos, mas rapidamente os largaram e correram para o altar da catedral em topless, para tocar no novo sino de bronze, colocado lá este ano para celebrar o início da construção de Notre Dame, há 850 anos.

Enquanto tocavam os sinos da catedral gritavam “Chega de homofobia” e “Adeus Bento”.

Os seguranças rapidamente expulsaram as manifestantes em topless, enquanto os visitantes gritavam com desagrado.

As mulheres disseram ao ‘Daily News’ que também estavam a festejar a decisão do Parlamento Francês a favor do casamento entre pessoas do mesmo sexo, lei que foi aprovada esta terça-feira, dia 11 de Fevereiro de 2013.

No início de Janeiro, deste ano de 2013, o grupo já se tinha reunido em frente ao apartamento de Bento XVI, na Praça de São Pedro, para protestar contra a oposição da Igreja Católica em relação à adopção por parte de casais gay.

Via: sabado.pt


Short link: [Facebook] [Twitter] [Email] Copy - http://whoel.se/~q7gFJ$2Fe

This entry was posted in PT and tagged on by .

About FEMEN

The mission of the "FEMEN" movement is to create the most favourable conditions for the young women to join up into a social group with the general idea of the mutual support and social responsibility, helping to reveal the talents of each member of the movement.

Leave a Reply