Protesto » Femen derruba cruz em Kyiv durante ato em apoio à …

Ativistas do Femen usaram uma motosserra para cortar uma cruz durante um protesto de apoio à banda Pussy Riot nesta sexta feira. As três mulheres derrubaram o símbolo religioso erguido pela igreja ortodoxa, que era feito de madeira maciça de lugares santos ligados a Virgem Maria.

As feministas alegaram que ato era em solidariedade às vitimas do governo russo e contra os preconceitos das religiões. A cruz tinha sido doada pelos católicos ortodoxos e ficava na Praça da Independência, em Kyiv, na Ucrânia. A religião ortodoxa é a maior tanto da Rússia quanto da Ucrânia.

As integrantes da banda punk Pussy Riot foram presas justamente depois de um show dentro de uma igreja. De cima do altar elas pediram que a Virgem Maria libertasse a Rússia de Vladimir Putin. Em março, o principal líder dos católicos ortodoxos do país tinha pedido para que os fieis votassem em Putin nas eleições presidenciais.

Nadezhda Tolokonnikova, Maria Alyokhina e Yekaterina Samutsevich foram presas acusadas de ódio religioso e vandalismo e serão julgadas nesta sexta-feira em Moscou. Se condenadas elas podem pegar até três anos de prisão. Em 2012 o governo russo passou a atuar de forma mais dura contra manifestantes.

A banda já recebeu apoio de vários artistas e bandas internacionais, como o ex-Beatle Paul McCartney, Madonna, Red Hot Chili Peppers, Sting e The Who.

Via: diariodepernambuco.com.br


Short link: [Facebook] [Twitter] [Email] Copy - http://whoel.se/~wAA9i$1Tk

This entry was posted in PT and tagged on by .

About FEMEN

The mission of the "FEMEN" movement is to create the most favourable conditions for the young women to join up into a social group with the general idea of the mutual support and social responsibility, helping to reveal the talents of each member of the movement.

Leave a Reply