Três ativistas seminuas detidas após exigirem libertação de tunisina …

Três mulheres, membros do grupo feminista Femen, foram detidas esta quarta-feira, em Tunes, num protesto no qual apareceram em topless, para pedir a libertação de uma tunisina e para denunciar a condição da mulher naquele país.

As três jovens, duas francesas e uma alemã, gritavam em frente ao Palácio de Justiça pela libertação de Amina, uma ativista tunisina que está detida à espera de julgamento, quinta-feira, por posse ilegal de um spray de autodefesa, crime punível até seis meses de prisão.

«Uma investigação foi aberta e as três serão detidas e levadas à justiça», disse à AFP o porta-voz do Ministério da Justiça, Adel Riahi.

«Esta é a primeira ação que realizamos no mundo árabe. Preparei esta equipe internacional em Paris e foi enviada ontem [terça-feira] à Tunísia», revelou àquela agência francesa Inna Schevchenko, dirigente do Femen em Paris.

A jovem tunisina, de 18 anos, foi detida a 19 de maio em Kairuan, depois de ter pintado «FEMEN» nos muros do cemitério ao lago da mesquita da cidade. Na altura, tinha na sua posse um spray de autodefesa, crime pelo qual pode ser condenada a seis meses de prisão, aos quais podem acrescer os dois anos de prisão por ter profanado um cemitério.

Amina Tyler já tinha estado envolta em polémica em março, quando divulgou fotos suas seminua. A família diz que a jovem é depressiva e que os seus pais a impediram de sair de casa durante muito tempo. Amina fugiu da família em abril e desde então passou a aparecer em público de forma regular.

Via: abola.pt


Short link: [Facebook] [Twitter] [Email] Copy - http://whoel.se/~lDJMP$2tX

This entry was posted in PT and tagged on by .

About FEMEN

The mission of the "FEMEN" movement is to create the most favourable conditions for the young women to join up into a social group with the general idea of the mutual support and social responsibility, helping to reveal the talents of each member of the movement.

Leave a Reply