Detida neste domingo (24), enquanto fazia seu primeiro protesto em solo ucraniano, a manifestante paulista Sara Winter escreveu sobre a experiência na sua página de Facebook nesta segunda-feira. “Gente, eu já sai da cadeia! Aliás, eu nem cheguei a ir pra cadeia”, escreveu ela, que afirma ter sido conduzida a um carro da polícia em seguida de ser imobilizada, onde assinou papéis e foi liberada. “Então, quando o Fantástico disse que eu ia passar a noite na cadeia, eu já havia chegado ao Femen Office há umas cinco horas. Não se preocupem, esta tudo bem! =D”, completou, referindo-se à reportagem do programa da TV globo, que filmou o protesto e informou que ela passaria a noite na prisão.
Leia a entrevista que Sara concedeu à Marie Claire antes de embarcar
Esse foi o primeiro protesto de Sara em solo ucraniano, onde chegou no sábado. Na sua primeira viagem internacional, a jovem, que completou 20 anos de idade do último dia 18, se juntou ao grupo de mulheres Femen, que protesta contra o turismo sexual no país. As datas de jogos da Eurocopa foram escolhidas porque, além de alavancarem a frequência em bordéis e casas de strip-tease, atraem a mídia internacional. No domingo, enquanto gritava “estuprada pela Euro(Copa)!”, Sara era fotografada por dezenas de jornalistas e turistas.
“Fiquei um pouco assustada no começo, perdi a minha tinta, mas a Sasha (colega ucraniana, também detida no protesto) disse que eu lutei muito bem com a polícia. (…) Eu gritei ‘There is a Brazilian here’ (…) É muito importante pra mim que todos saibam que o Brasil esta nessa luta contra a exploração e turismo sexual”, escreveu ela na sua página. Duas semanas antes de embarcar, Sara conversou com Marie Claire sobre a viagem e disse estar pronta para enfrentar a polícia. “Curiosamente, não estou com medo”, disse.
E você, o que está achando da atuação de Sara na Ucrânia?
Open all references in tabs: [1 - 3]
Via: colunas.revistamarieclaire.globo.com
Short link: Copy - http://whoel.se/~QeFr9$1Fc