Ativistas do Femen são absolvidas após protesto na catedral de Paris

Um tribunal francês absolveu nove mulheres do grupo de protesto Femen nesta quarta-feira (10) de um processo por uma manifestação dentro da catedral Notre Dame, em Paris, visitada por milhões de turistas e devotos católicos todos os anos.

As feministas se misturaram às centenas de visitantes enfileirados para entrar na igreja do século 12, em 11 de fevereiro de 2013 – um dia depois de o papa Bento 16 anunciar sua renúncia –, e expuseram os torsos pintados com frases como “Chega de Papa” e “Caia fora, Homofóbico”.

“Estamos extremamente felizes com a decisão”, declarou Michael Ghnassia, advogado de defesa do Femen que anunciou o veredicto.

As únicas penas que a corte aplicou, disse ele, foram multas suspensas impostas a três membros da equipe de segurança de Notre Dame.

As ativistas do Femen, algumas das quais foram estapeadas por católicos furiosos antes de a equipe de segurança expulsá-las, estavam sendo processadas pela acusação de terem degradado um local de devoção em uma manifestação durante a qual bateram nos sinos da catedral com pedaços de pau.

O protesto foi realizado durante um período de manifestações de rua às vezes violentas em reação à lei que legalizou os casamentos do mesmo sexo na França, república secular mas predominantemente católica.

G1

Via: portalaz.com.br


Short link: [Facebook] [Twitter] [Email] Copy - http://whoel.se/~LKorX$5Mb

This entry was posted in PT and tagged on by .

About FEMEN

The mission of the "FEMEN" movement is to create the most favourable conditions for the young women to join up into a social group with the general idea of the mutual support and social responsibility, helping to reveal the talents of each member of the movement.

Leave a Reply