Ativistas ucranianas despem-se em Istambul no dia Internacional da …

Outras Notícias

  • A guerra pela educação no Afeganistão e Paquistão 08/03/2012 11:32 CET
  • O sonho olímpico conta o preconceito 02/01/2012 16:46 CET
  • Afeganistão: cerca de 80 mortos em dois dias 07/12/2011 16:35 CET
  • Afeganistão: “Loya Jirga” deve definir quadro de… 16/11/2011 10:53 CET
  • Feministas ucranianas atacam Strauss-Kahn 31/10/2011 20:15 CET

A violência contras as mulheres nos países muçulmanos foi hoje o objeto de contestação das ativistas ucranianas da FEMEN em Istambul.

A manifestação ocorre no dia em que o Parlamento turco vota um pacote legislativo para combater o flagelo da violência doméstica um fenómeno que atinge 39% da mulheres turcas segundo um relatório da ONU.

Oito de março, o mundo assinala o dia internacional da mulher e no Afeganistão, um dos piores países do mundo no que toca ao direitos das mulheres a política atual não promete nada de novo.

Contra as críticas dos ativistas Hamid Karzai tem feitos concessões nesta matéria para tentar seduzir os taliban a sentá-los à mesa das negociações.

“Os clérigos estão a servir-se dos direitos das mulheres contra as mulheres e não apoiam a nossa luta. Eles pensam que as mulheres afegãs estão sozinhas mas eu acredito que temos apoio e que não vamos fazer este caminho sozinhas”.

O dia foi lembrado um pouco por todo o mundo, especialmente nos parlamentos onde os esforços para um representação igualitária tardam em concretizar-se como é o caso em Israel.

Do lado palestiniano, Hanan Ashrawi defende que “o movimento pela igualdade das mulheres tem sido um trabalho muito difícil e tem sido apoiado por homens de espírito aberto que foram capazes de derrubar fronteiras e mudar realidades”.

Milhares de mulheres palestinianas manifestaram hoje na Cisjordânia e Faixa de Gaza, no âmbito das comemorações e apelaram à libertação de uma mulher palestiniana detida em Israel e em greve de fome.

Mais informação sobre Afeganistão, Direitos das mulheres, FEMEN, Hamid Karzai, Ucrânia

Copyright © 2012 euronews

É necessário o JavaScript para este vídeo

Via: pt.euronews.com


Short link: [Facebook] [Twitter] [Email] Copy - http://whoel.se/~sIKw8$iE

This entry was posted in PT and tagged on by .

About FEMEN

The mission of the "FEMEN" movement is to create the most favourable conditions for the young women to join up into a social group with the general idea of the mutual support and social responsibility, helping to reveal the talents of each member of the movement.

Leave a Reply