Documentário revela que movimento Femen era controlado por um …

Um novo documentário revela que o grupo feminista Femen era controlado por um homem.

Intitulada “Ukraine is not a Brothel” (“A Ucrânia não é um Bordel”), a película é realizada pela australiana Kitty Green, que passou 17 semanas a viajar com o grupo, acompanhando-o em vários protestos pela Europa.

Kitty Green revela no seu documentário que quem está por detrás do grupo Femen é um homem chamado Victor Svyatski, que escolhe a dedo as raparigas mais bonitas para realizarem protestos em topless contra a discriminação sexual e política.

«O movimento é dele e ele é que escolhe as raparigas», afirma Kitty Green, citada pelo jornal “The Independent”.

A realizadora acrescenta que Svyatski “escolhe as mais bonitas porque vendem mais jornais. As mais bonitas de todas vão parar à primeira página e isso torna-se a sua imagem, tornou-se na forma de eles venderem a marca”, sublinha.

Svyatski reconheceu que é paradoxal o papel de “patriarca” que acaba por ter num movimento feminista.

No documentário chega mesmo a dizer que “estas raparigas são fracas”.

“Elas não têm força de carácter. Nem sequer têm o desejo de serem fortes. Em vez disso, mostram-se submissas, sem coragem, pontualidade e muitos outros factores que as impedem de se tornarem activistas políticas. Estas são qualidades que temos que lhes ensinar”, afirma Svyatski, no documentário.

O homem assume ainda, perante a câmara, que terá iniciado o movimento para se ver rodeado de rapariga, respondendo à questão da realizadora com um “talvez sim, a um nível subconsciente”.

Apesar disso, elementos do movimento dizem que o grupo se emancipou e que a decisão em relação ao tipo protestos a realizar é tomada colectivamente.

“Não posso dizer que Viktor não seja real, mas a forma de protestar foi uma decisão colectiva. Éramos nós na rua a gritar, é bom não esquecer isso", afirma Sasha, lembrando que o Femen tem 10 representações na Europa e sede em Paris.

Ainda assim admite que foi necessária uma ruptura.

"Já não aguentávamos mais ficar sob o seu controlo. Agora temos várias líderes", conclui.

O filme foi exibido esta quarta-feira não Festival de Veneza, à margem da competição.

Via: ionline.pt


Short link: [Facebook] [Twitter] [Email] Copy - http://whoel.se/~Kcz1U$49o

This entry was posted in PT and tagged on by .

About FEMEN

The mission of the "FEMEN" movement is to create the most favourable conditions for the young women to join up into a social group with the general idea of the mutual support and social responsibility, helping to reveal the talents of each member of the movement.

Leave a Reply