Fundadora do Femen inspira selo com símbolo nacional da França

O presidente da França, François Hollande, apresenta o novo selo com imagem de Marianne, neste domingo (14), no Palácio do Eliseu, em Paris (Foto: AFP)

A nova edição de um selo postal com a efígie feminina símbolo da República está causando polêmica na França, depois da revelação de que seus traços foram inspirados na imagem da fundadora do movimento feminista Femen.

Denominada Marianne, a imagem simbólica da República e dos valores da Revolução Francesa é uma mulher geralmente retratada com o peito desnudo e com um barrete frígio na cabeça.

O novo selo, desenhado por David Kawena e Olivier Ciappa, foi apresentado domingo, no Dia da Bastilha, festa nacional francesa, pelo presidente François Hollande.

Horas depois, Ciappa disse pelo Twitter que, para fazer o desenho, se inspirou em grande parte na ativista ucraniana Inna Shevchenko, fundadora do Femen.

A ativista ucraniana Inna Shevchenko em Paris em 8 de julho (Foto: Reuters)

Contatado pela France Presse, o desenhista matizou suas declarações.

"Inna Shevchenko não é a única inspiração desse selo", disse.

Segundo ele, a imagem seria "uma mescla de personagens reais", entre eles a atriz Marion Cotillard e a ministra da Justiça. Christiane Taubira.

Mas ele disse que Marianne, que era representada com os seio nus, teria sido uma Femen no ano 1789, pois "lutava pelos valores da liberdade, da igualdade e da fraternidade".

O tuíte de Ciappa provocou uma avalanche de críticas da direita conservadora francesa.

O Partido Democrata Cristão sugeriu um boicote ao novo selo.

Inna disse à France Presse que a imagem de Marianne é um reconhecimento do papel "das mulheres que lutam".

"Agora todos os homofóbicos, extremistas e fascistas terão que me lamber quando quiserem enviar uma carta", disse.

Inna Shevchenko, ao centro, durante protesto em 4 de abril em Paris (Foto: AFP)

Via: cbnfoz.com.br


Short link: [Facebook] [Twitter] [Email] Copy - http://whoel.se/~JcNV7$3cR

This entry was posted in PT and tagged on by .

About FEMEN

The mission of the "FEMEN" movement is to create the most favourable conditions for the young women to join up into a social group with the general idea of the mutual support and social responsibility, helping to reveal the talents of each member of the movement.

Leave a Reply