Fundadoras do Femen fogem da Ucrânia por medo de perseguições

Alexandra Chevtchenko, Anna Gutsol e Iana Jdanova "fugiram da Ucrânia porque temiam por suas vidas e sua liberdade", indicou o grupo Femen em um comunicado publicado em seu site oficial. As três militantes vão "continuar suas atividades na Europa", especifica o texto.

As fundadoras do Femen tomaram a decisão de sair da Ucrânia depois de terem sido convocadas para um interrogatório policial na sexta-feira. Um revólver e uma granada foram apreendidos pelas forças da ordem durante uma perquisição na terça-feira na sede ucraniana do grupo, em Kyiv.

Um dia depois dessa descoberta, as integrantes do Femen, que denunciaram "uma provocação", anunciaram o fechamento da sede.

Por sua vez, a polícia de Kyiv enfatizou neste sábado que as militantes estão implicadas nesse caso somente como testemunhas e podiam "circular à vontade".

As integrantes ucranianas do Femen estão há várias semanas na mira das forças da ordem na Ucrânia. Três militantes que se preparavam para manifestar contra a visita do presidente Vladimir Putin no fim de julho haviam sido interrogadas em Kyiv e Anna Gutsol havia sido agredida. Elas acusaram os serviços especiais russos e ucranianos de estarem por trás do incidente.

O movimento Femen, fundado na Ucrânia mas atualmente sediado em Paris, conduz há vários anos ações em todo o mundo para denunciar o sexismo e as discriminações contra as mulheres: suas integrantes aparecem de maneira repentina, com os seios nus e o corpo coberto de inscrições, para chamar a atenção.

O grupo também denuncia a homofobia, a proximidade entre o Estado e a Igreja, os regimes autoritários e as fraudes nas eleições.

Via: portugues.rfi.fr


Short link: [Facebook] [Twitter] [Email] Copy - http://whoel.se/~cgjlY$47L

This entry was posted in PT and tagged on by .

About FEMEN

The mission of the "FEMEN" movement is to create the most favourable conditions for the young women to join up into a social group with the general idea of the mutual support and social responsibility, helping to reveal the talents of each member of the movement.

Leave a Reply