Sob protestos, Casa da Barbie é inaugurada em Berlim

A casa cor de rosa de  2.500 m²,  réplica perfeita da morada de plástico da boneca mais famosa do planeta, abriu suas portas ao público nesta quinta-feira, a poucos metros da não menos famosa Alexanderplatz, em Berlim. Fotógrafos e cameraman alemães e estrangeiros estavam presentes na inauguração, uma ocasião ideal para vários coletivos  denunciarem o escândalo da iniciativa.

Grupos inflamados protestavam contra a imagem de perfeição veiculada pelo brinquedo, "uma imagem ideal que nenhuma menina pode atingir, uma inversão de valores que pode levar a frustrações, depressões e outros sentimentos negativos traumatizantes", explicou uma participante da manifestação. "Não queremos que as crianças construam sonhos impossíveis que, para serem atingidos no futuro, as levarão fatalmente à mesa de um cirurgião plástico", gritava uma mãe, revoltada.

Uma manifestante do coletivo feminista Femen, os seios nus com o slogan "Life in plastic is not fantastic" (A vida em plástico não é fantástica), referência às Barbie Girls, queimou um crucifixo com uma Barbie no lugar de Jesus no gigantesco sapato colocado em uma fonte em frente à casa.

Mais tarde, aconteceu uma outra manifestação do coletivo "Occupy Barbie Dreamhouse", referência ao movimento novaiorquino "Occupy Wall Street".

 

Via: portugues.rfi.fr


Short link: [Facebook] [Twitter] [Email] Copy - http://whoel.se/~aoFFg$2mU

This entry was posted in PT and tagged on by .

About FEMEN

The mission of the "FEMEN" movement is to create the most favourable conditions for the young women to join up into a social group with the general idea of the mutual support and social responsibility, helping to reveal the talents of each member of the movement.

Leave a Reply