Femen: Por detrás destas mulheres, está afinal um homem

O Festival de Cinema de Veneza recebeu esta semana, com honras de estrelas, as activistas do Femen para a apresentação de um documentário em que representam o seu próprio papel. Em Ukraine is not a Brothelconfessam a dependência de um homem que domina o movimento feminista fundado na Ucrânia em 2008 por uma mulher.

Ukraine is not a Brothel (A Ucrânia não é um bordel) começou por ser filmado como um retrato do dia-a-dia de um pequeno grupo de mulheres, fundadoras ou activistas do grupo feminista Femen, na Ucrânia, num apartamento em Kyiv e nas ruas ou cidades onde protestavam em topless. O movimento, lembra o jornal inglês The Independent, causou vários embaraços ao Presidente russo Vladimir Putin, ao apresentar o seu regime como uma ditadura, e isso ainda antes das Pussy Riot.

Desde 2008, quando o Femen foi fundado, muitas foram as activistas detidas, raptadas, agredidas e perseguidas pelos serviços de segurança da Rússia e da Ucrânia, a mando dos respectivos Presidentes, lê-se na página do movimento. Desde então, o movimento – a sua missão e o seu clássico lema "O meu corpo é a minha arma" – estendeu-se a outros países.

Agora, o documentário Ukraine is not a Brothel, realizado pela australiana de 28 anos Kitty Green e apresentado nesta quarta-feira no Festival de Cinema de Veneza (fora da competição), levanta um pouco mais o véu sobre a origem e motivação do grupo através do papel que realmente teve e tem o homem por detrás dele: Victor Svyatski.

Nele, Inna e Sasha Schevchenko, Anna Hutsol e Oksana Scachko representam o seu próprio papel: de mulheres que protestam semi-nuas pelos direitos das mulheres. E confessam a sua dependência por este homem que Kitty Green, realizadora, diz ser muito mais mais do que um consultor do grupo. Victor Svyatski é apresentado como muito inteligente, mas também terrível, que maltrata e insulta as mulheres que, por serem bonitas – e assim mais facilmente chamarem a atenção dos media – escolheu e convenceu a serem os rostos do famoso Femen.

Via: publico.pt


Short link: [Facebook] [Twitter] [Email] Copy - http://whoel.se/~PAAAi$49n

This entry was posted in PT and tagged on by .

About FEMEN

The mission of the "FEMEN" movement is to create the most favourable conditions for the young women to join up into a social group with the general idea of the mutual support and social responsibility, helping to reveal the talents of each member of the movement.

Leave a Reply